top of page

O SENEPOL

HISTÓRIA DA RAÇA

Nos anos de 1800, bovinos da raça N´Dama, foram importados do Senegal, Oeste africano, para a ilha caribenha da Saint Croix, Ilhas Virgens. O N´Dama, um Bos Taurus foi uma excelente alternativa para o Caribe não só por sua resistência ao calor, insetos, parasitas e à doenças, mas também pela habilidade de sobrevivência em regiões pobres de pastagens.
Em 1889, Henry C. Neltropp, um do maiores criados de N´Dama possuia um rebanho de 250 cabeças, que era um rebanho de animais puros. Bromlay filho de Henry C. Neltropp queria desenvolver um bovino que combinasse aptidões a nível superiores de produção com as condições ambientais das Ilhas Virgens. Esforços anteriores em introduzir bovinos de regiões de clima temperado haviam fracassado devido ao estresse calorífico e nutricional que estes animais sofriam ao serem submetidos às condições duras de clima e pastagens da ilha.
Em 1918 foram introduzidas genéticas de Red Poll para o rebanho de Neltropp, com o intuito de melhorar a habilidade materna, fertilidade e dar caráter mocho aos animais. Esta mescla de Red Poll com animais N´Dama foi o sucesso para fundar a base da raça Senepol.

NOSSA HISTÓRIA

Em 2015, após mais de duas décadas criando gado de corte da raça Nelore junto com seu falecido pai José Keller, Leonardo Keller e o seu irmão Cristiano Keller viram a possibilidade de sucesso da raça Senepol na Bahia, levando em consideração a superioridade deste gado com relação à sua excelente qualidade de carcaça aliada à sua grande rusticidade e fácil adaptação ao clima.

No ano de 2017, após 2 anos de pesquisas, os irmãos Keller começaram a procurar os melhores criatórios base para o tão sonhado início da criação.

Em 2018 foram adquiridos 4 touros Senepol PO de genética Soledade e Tufubarina junto ao Espaço Senepol, obtendo um sucesso impressionante na estação de monta com índice de prenhez jamais obtido na história da Fazenda, além de um enorme sucesso na venda dos produtos Senepol S1, cruzamento dos touros PO com vacas Nelore, com valores de venda muito superiores aos praticados anteriormente.

Diante do impressionante êxito, finalmente a Senepol Itapetinga foi registrada junto à Associação Brasileira de Criadores de Bovinos Senepol - ABCBS e, em 2020, foi realizada uma transferência de embriões utilizando genética 3G com touros importados. Ainda em 2020 foram adquiridas 8 doadoras junto à Central Senepol para aspiração durante o ano de 2021. No final de 2021 foi realizada uma segunda TE utilizando a genética da própria Senepol Itapetinga com touros importados.

Em 2022 adquirimos 5 doadoras junto à Senepol 3G, sendo 2 POI filhas da 1241 (SCR 5218), uma filha da 190 da 3G e duas filhas da Beta 08 da GPAR.

Em setembro de 2023 foi adquirida a Paris da 3G, doadora avaliada em 200 mil reais, no leilão reserva nacional da ABCB Senepol, em Uberlândia-MG.

Neste mesmo ano, realizamos o Projeto SITA 400, transferindo 400 embriões de doaodras de altíssimo padrão com os melhores touros importados e nacionais.

A Senepol Itapetinga continua a escrever a sua história buscando sempre o que há de melhor no mundo em genética Senepol, objetivando uma melhoria constante para trazer ao mercado o máximo de desempenho e adaptabilidade da raça para os criadores da nossa região.

Temos o orgulho de ser o primeiro criatório PMGS (Programa de Melhoramento Genético Senepol) da Bahia e o primeiro criatório do Nordeste a fazer parte da SCBA (Senepol Cattle Breeders Association).

PRINCIPAIS VANTAGENS DO SENEPOL

  • Excelente opção para acabamento de animais a pasto;

  • O Senepol possui pelo zero e excelente resistência a endoparasitas (vermes) e ectoparasitas (carrapatos);

  • Animais tem grande capacidade de encontrar alimentos onde nenhum outro animal encontraria;

  • Excelente conversão alimentar, evitando o efeito boi sanfona nos períodos secos;

  • Pesquisas em confinamentos americanos apontam uma média de ganho de peso de 1,64 Kg/dia;

  • Bezerro cruzado da raça vale até 20% a mais que o zebu;

  • Um touro adulto cobre até 50 vacas a campo;

  • Precocidade: Os garrotes começam a cobrir aos 14 meses de idade;

  • Fornece facilmente a cobertura de gordura de carcaça tão desejada pela indústria frigorífica, e de forma bem precoce;

  • Tem comprimento, profundidade, e largura necessários para se depositar carne na carcaça;

  • Rendimento e acabamento de carcaça elevados, a pasto;

  • Machos meio sangue vão para o abate com 24 meses de idade em média.

  • Fêmeas meio sangue possuem excelente precocidade sexual e habilidade materna;

  • Segurança: Reduz o índice de acidentes com mão de obra e infraestrutura devido à sua docilidade;

  • É naturalmente musculoso e com grande percentual de carne nas partes mais nobres.

  • Por medição de ultrassom, apresenta elevado percentual de AOL (área de olho de lombo);

  • Medições de AOL feitas pela USP obtiveram em média 81,82 cm.

bottom of page